segunda-feira, 19 de abril de 2010

Artemísia


ARTEMÍSIA

TIPOS E NOMES CIENTÍFICOS:
• ARTEMISIA VULGARIS* (BRASIL)
• ARTEMISIA ARGYI
• ARTEMISIA SINENSIS
• ARTEMISIA URENS
(*) Sinonimia: Artemigem, artemísia verdadeira, erva de São João.

FAMÍLIA: COMPOSITAE (COMPÓSITAS).

CARACTERÍSTICAS: Perene, Vivaz, Cheiro penetrante, sabor picante e amargo, natureza quente (Yang). Suas hastes são cobertas parcialmente por uma penugem clara. Suas folhas não tem pêlos, são verdes por cima e prateadas por baixo. É uma planta herbácia de mais ou menos um metro de altura, folhas fendidas, numerosas flores brancas. Floresce em Outubro

REGIÕES: Áridas, frias e temperadas do Hemisfério Norte.
Nos lugares incultos, beiras de caminhos, sebes , moitas e nos terrenos argilosos alagadiços das planícies. São resistentes e por esta razão encontram-se disseminadas por todo globo. Comuns na França, na China, a melhor vem do Hubei. Durante seu período, 5 (cinco) dias do quinto mês lunar, na festa de Duan Yang, e feita a colheita.

Valor terapêutico:
A artemísia tem muitas aplicações na medicina doméstica.

Emprega-se para:
Anemia, cólicas, coréia (dança de São Guido), debilidade do estômago, diarréia, enterite, epilepsia, flatulência, gastrite, hidropsia, icterícia, lombrigas, menstruação deficiente, mucosidades, nervosismo, nevralgiase reumatismo. Em casos de doenças reumáticas, fazem-se fricções com o sumo dessa erva sobre partes doloridas. Podem para os mesmos fins aplicar-se também compressas quentes ou cataplasma com o cozimento de artemísia. Não é recomendada esta planta para mulheres que amamentam. A artemísia é inseticida. (pelo princípio ativo da santonina.) Partes usadas: Folhas, flores e raízes. Dosagem: 15 gramas em 1 litro de água, tomar duas a quatro xícaras de chá por dia.

TÉCNICAS DE PREPARO:
• Colher somente parte da planta (Nov. e Dez no Brasil), separar as folhas dos talos e ramos.
• Deixar secar ao sol para desidratar, perdendo 20 a 30% de água, depois deixar secar à sombra.
• Socar cuidadosamente para não destruír as fibras, até semelhança com algodão (pilão de madeira é o ideal).
• Peneirar para retirar o pó.
• Guardar em saco plásticos para não pegar umidade e secar com freqüência para evitar bolor (quanto mais tempo melhor). Quando bem embalado, conserva-se durante 5 a 10 anos. O veludo de artemísia antiga, de coloração amarelada perdeu seus balsamos e, durante a Moxabustão mantêm uma temperatura aproximadamente de 600oC, além disso o veludo não se desagrega. Como sugere Meng Zi no Li Lov Pian "uma doença que dura mais de sete anos deve ser tratada com a artemísia velha , de três anos".
• Como chá e anti febril, adstringente e anti hemorragia, intestinos, desinfetante e vermífugo pode se usar seca ou tostada, usada verde é muito forte e de sabor amargo.
• O princípio ativo da artemísia é a Santonína. A santonina é um excelente vermífugo.

Pode ser aplicada:
diretas
(cones queimados sobre a pele).
indiretas (bastão , bastão ou cones c/ anteparos de gengibre, alho, sal, etc./ caixas suspensas).

Um comentário:

  1. 13-Oxo-9E,11E-octadecadienoic acid is a lipid that is isolated from the leaves of Artemisia argyi. 13-Oxo-9E,11E-octadecadienoic acid

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...