segunda-feira, 19 de abril de 2010

Cuidados na aplicação de Moxabustão


CUIDADOS
- Cautelas com líquidos (2 horas após ou antes) e alimentos.
- Cautelas com ar durante e após.
- Cautelas nos casos de grandes perdas de água.
- Perdas de sangue e edemas generalizados.
- banhos (3 horas após) de preferência mais.
- Não lavar as mãos nem fazer esforços físicos durante no mínimo 2 horas.
- Cautelas com temperaturas ambientais (frio invade o ponto e penetra energia perversa).
- Durante tempestades. (Yang úmido).
Obs: Logo após as aplicações não é necessário agasalhar a pessoa, bastando vesti-la normalmente.

(*) Os antigos médicos japoneses negavam-se a tratar pelas moxas os doentes com febre. Tal não era a opinião do Dr. Shinozuka, que, simplesmente, evitava cauterizar os pontos suscetíveis que provocam febre. Acrescentava ele, que seria um erro dizer - que a aplicação de Moxa durante a febre seria completamente interdita, porque isso seria uma prova de estudos insuficientes e de falta de experiência. A aplicação pode ser feita sem perigo em um corpo febril e dar resultados, se os pontos especiais fossem rigorosamente exatos. Para fazer baixar a febre existem diversos pontos especiais, seja no ventre, seja nas espáduas, seja nas nádegas, ou ainda em outras partes do corpo, conforme a moléstia. Para o tratamento da moléstia, começar sempre pelas pernas, seguindo-se o ventre, as costas e a altura dos rins. (Seqüência de Aplicação - Escola Francesa). Se o calor não é perceptível, trata-se de indício grave.
Conforme o Dr. Jorge Cavalcanti Boucinhas a aplicação de Moxa possui a desvantagem, pois há risco do excesso de Yang Qi atacar o Yin Qi em Vazio com piora do quadro, mas isso pode ser evitado usando antes agulhas nos pontos Yinizantes como PC6 e BP4 e/ou R6 (este procedimento deve ser utilizado em quadros febris antes da aplicação nos pontos patológicos. (Idem para uso do E36 em pressão alta).
Deve-se evitar o rosto, onde a Moxabustão pode causar uma supuração ou deixar cicatrizes. Renyin (E9) e Weizhong estão próximos de um vaso sanguíneo, por isso estão excluídos. Entretanto nesta lista há pontos proibidos que têm um bom efeito terapêutico. Assim, Yinbai (BP 1)* cura os sangramentos uterinos (Benglou) e Dubi (E 35)* é apropriado no caso de dores articulares do joelho. Assim, em certos casos, a experiência clínica vem corrigir os textos antigos.

2 comentários:

  1. Olá Darci, gostaria de saber a sua opinião ou experiência na aplicação da moxa para gestantes que estão com os bebês pélvicos (sentados). Ouvi dizer que existe um alto índice de sucesso no uso da moxa entre a 32 e 34 semana de gestação para que o bebê vire na posição correta (cefálica) e evite uma cesariana...Li que deve-se aplicar durante 7 a 14 dias seguidos por aprox. 15 min.

    A indicação é que se aplique no ponto B67, mas a minha dúvida é: aplico o bastão em só um dos dedinhos ou aplico nos dois? Por quanto tempo em cada pé??

    Atenciosamente,
    Priscila Ribas (prieduc@yahoo.com.br)
    Gestante de 32 semanas, e sonhando com um parto natural humanizado!!

    ResponderExcluir
  2. Priscila, desculpe a demora, mas o ideal é moxa direta no B67 (cone pequeno (4x) queimado até o final, 7 dias no maximo (do lado que estiver mais dolorido, pode confirmar com "o" test,ou apertando com dedo o algo rombo, ponta de caneta esferografica por exemplo.)

    Felicidade e parabens pela opção de parto natural, seria ainda ideal analgesia por acupuntura.

    Darci 98-88168433
    darcibraga@uol.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...