segunda-feira, 19 de abril de 2010

Métodos de utilização de bastões suspensos


Calor moderado e constante:
- Aproximar a ponta acesa do ponto a ser tratado a uma distância da pele de aproximadamente de 1 a 2 cuns. Obs.: Usar o dedo da outra mão, próximo ao ponto para controle do calor.
- Quando o paciente não suportar, subir verticalmente.
- Aguardar 5 segundos.
- Repetir 4 vezes por ponto (máximo 4 a 5 pontos, sendo que os simétricos conta como um ponto). Obs.: Nas pessoas Yin, costuma-se demorar mais o primeiro aquecimento.
- Fazer duas a três aplicações semanais em dias intercalados.
- Nos pontos SHU (costa) pode-se usar dois bastões simétricos no meridiano de bexiga (segurar tipo pauzinhos chineses). Usar a mão esquerda para controle de temperatura.
- Este método resgata os Jing Luo e elimina o frio ruim.

“Bicada”
(Moxabustão subida e descida):
- Utilizada em perda de consciência, sincope, BI do vento, da umidade e do frio.
- Para tonificação, fecha-se o ponto para fazer penetrar o calor (pressionando com a mão esquerda, após aquecimentos).
- Distância de 2 cuns da pele.
- Descer e subir 1 cun.
- Média de 2 minutos, nunca mais do que 5 minutos.
- Evitar aproximação menor do que 1 cun, para evitar queimaduras.

“Passar roupa”:- Indicações: Doenças de pele, dermatoses, frieiras,
BI da umidade e do vento sobre uma grande superfície,
paralisia e parestesia.
- Distância de 1 cun da pele.
- Fazer movimentos de vai-e-vem na horizontal sobre o ponto.
- Tempo médio: 5 minutos.
Obs.: Quando for necessário, aquecer toda a região, particularmente nas doenças da pele, pode-se aplicar este método, de uma maneira circular, ou seja, estreitando até chegar ao centro do ponto a ser tratado.
- Levantar o bastão e recomeçar. Parar quando a pele estiver hiperêmica.

Tonificação (sobre ponto preciso):
- Dois bastões na mão direita (segurar como dois lápis juntos)
- Distância do ponto = 1 cm. (manter a mão apoiada no paciente pela eminência hipotenar).
- Tempo: I segundo (após, subir com movimento preciso, deixando ainda o punho apoiado).
- Após a terceira cauterização, cobrir o ponto aquecido com os dedos da mão esquerda e resfriá-lo por 2 a 3 segundos.
- Tempo de cada ponto: 5 minutos ou interromper quando tornar-se insuportável (nunca superior a 7 minutos).

Tonificação dos pontos Shu. (costas, meridiano da Bexiga)
Separar os bastões (como pauzinhos chineses utilizados para comer).
Dedo médio da mão esquerda em contato com apófises espinhosa da espinha dorsal, após o terceiro aquecimento, manter o dedo médio no local e avançar o indicador e o anular sobre os pontos aquecidos para resfriamento (2 a 3 segundos). Deve-se aquecer até que se obtenha uma placa vermelha, mas sem atingir o estágio de queimadura. Em caso de queimadura, cobrir a zona afetada com azeite de oliva.

Em difusão: Utilizar as mesmas orientações utilizadas para o item anterior (Tonificação dos pontos Shu), porém, usando-se movimentos circulares do centro para fora. Este método provoca sensação de bem estar e relaxamento na região tratada.

Em dispersão: Utilizar as mesmas técnicas aplicadas em “Calor constante e moderado” (1) ou “Bicada” (2), referente a posição do bastão, cuidados e tempos, porém, girar a uma altura constante e círculo em sentido horário em torno do ponto escolhido, até o aquecimento suportável, subir e repetir (não fechar o ponto).

Caixa suspensa: Confeccionar uma caixa de madeira de no máximo 15cm de largura x 20cm de comprimento x 5cm de altura (com tela de arame a 2cm de altura).
Método de utilização: Untar um pano fino com óleo e aplicar sobre a área afetada. Colocar a caixa com lã de artemísia sobre a tela de arame. Acender e aguardar o aquecimento e deslocar puxando pelo pano. Para aquecimento mais acentuado, utilizar o lado mais próximo da tela de arame.

OUTROS MÉTODOS

MOXA SEM ARTEMÍSIA
Vários produtos podem ser empregados para praticar a Moxabustão, que no geral, significam métodos complementares. São numerosas estas técnicas, mas só citaremos as principais:

Moxa de Enxofre:
Indicações: Abcessos, furúnculos e fístulas. Pegar um pouco de enxofre, de acordo com o tamanho do furúnculo. Colocar esse enxofre sobre o furúnculo e inflamá-lo com o auxílio de um outro tanto de enxofre previamente aceso.

Moxa de Cera:
Indicações: Úlceras, furúnculos e antraz. Fazer uma massa com farinha e água e dispô-la em forma de coroa de 1 cun de altura, aproximadamente, ao redor da úlcera ou do furúnculo. Colocar no meio dessa coroa algumas fatias de cera. Derreter essa cera com o auxílio de uma brasa de carvão, que é retirada assim que o paciente sentir o calor. Nos casos de úlceras abertas e profundas, o paciente não sente dor. Então, coloca-se a cera pouco a pouco. Assim que o paciente começar a sentir uma irritação, cessa-se a operação jogando-se algumas gotas de água fria e natural sobre a cera. Após o resfriamento, retira-se a cera, bem como a coroa de massa de farinha.

Moxa de Tabaco:
Indicações: Reaquece os vasos e dispersa o frio. Nos casos de urgência, os cigarros podem substituir os bastões de artemísia. Entretanto, deve-se ficar atento, porque a temperatura da combustão é mais elevada e menos regular que a da artemísia.

MOXA SEM CALOR
A eficiência destas Moxas não reside no calor, mas na ação vesificante dos produtos utilizados.

Moxa de Pasta de Alho:
Fazer uma pasta de alho, de preferência o alho roxo. Colocá-la em forma de emplasto sobre o ponto a ser tratado. Hegu Ig4: Trata as amigdalites. Yuji P10: É indicado nas faringites.

Moxa Fria sobre o Umbigo: Colocar uma compressa sobre o umbigo, encher a cavidade umbilical de pó de alume. Gotejar água fria sobre o alume. Assim, uma sensação de frio penetra no abdômen e libera a micção e as fezes. Este método é indicado nos casos clínicos de calor com anúria (urina solta à noite) e constipação. Se o umbigo não é muito fundo, pode-se colocar ao seu redor uma coroa de massa de farinha e água ou de massa de modelar, da forma como foi descritas para as Moxas sobre o umbigo.

Moxa de barro (Terra virgem):
a) Como recolher a terra: de preferência a terra extraída de local onde existam matas, perto de raízes de árvores. Demarcar o local da extração através de um quadrado de 1,5 metro, usando um enxadão devidamente desinfetado e esterilizado (lavar com sabão e bastante água e aquecer em fogo). No local, capinar e cavar um palmo a área escolhida, jogando fora todo o material da superfície. A terra deverá ser retirada de 1 metro de profundidade, retirar com a mão, devidamente desinfetada e colocar em vasilhas ou saco plástico (nunca em alumínio). Armazenar a terra coberta com um pano limpo. Em casa, peneirar com uma peneira virgem e colocar ao Sol durante uma hora. Se não tiver Sol, deixa-la espalhada para secar evitando assim o bolor. Guardá-la em lugar fresco.

b) Como preparar o cataplasma: A quantidade da terra a ser utilizada deverá ser de acordo com o local onde vai ser aplicada. Por exemplo: Para garganta: 2 mãos cheias de terra. Para os rins: 6 mãos cheias de terra. Misturar com água quente se for aplicar nos rins e pulmões. Em outras partes do corpo, usar água em temperatura ambiente.

c) Como aplicar o cataplasma: Aplicar no lugar afetado, cobrindo com um plástico e enfaixar a área. O tempo de aplicação deve ser de uma hora, mas para uma cura mais rápida, deverá ser aplicada durante 12 horas ininterruptas. Se a aplicação causar algum tipo de dor, comichões ou sensação de queimação, é natural. Procure ficar o máximo de tempo que puder. O tratamento é feito durante 10 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...