segunda-feira, 19 de abril de 2010

Origem do termo Moxa





















O termo Moxa, segundo os autores, teria como origem tanto o termo português mechia (mecha), quanto o japonês Mogusa (variedade de Artemísia), e a primeira aparição desse termo no ocidente teria ocorrido em 1677.Como no caso da acupuntura as Moxas foram levadas juntas à Europa pelos missionários no século XVI . O reverendo padre Theophane Venard ficou vários dias nas mãos de um médico Anamíta. Em 14 de setembro de 1857 um dos seus amigos escrevia:
"Queimaram-lhe sobre o corpo não sei quantas pílulas de artemísia e, em verdade, foram essas cauterizações que, não só interromperam o progresso do mal, mas parecem havê-lo destruído. Agora o Padre Vénard, sem estar ainda forte e gordo como nós outros, está fresco como uma rosa e alegre como um rouxinol".
Foi na Dinastia Sung (século VIII), no Norte da China, que a técnica de cauterização por Moxabustão teve as suas leis definidas. Anteriormente as artemísias, as Moxas eram aplicadas aquecendo-se metais e tocando nos pontos de acupuntura, promovendo a queimadura diretamente sobre a pele.
Segundo Shinozuka (press medicale, 6/9/1924), o tratamento das moléstia pelas Moxas existiria desde os tempos imemoriais, mas não se pode garantir que já fosse praticado nos tempos mitológicos. O tratamento por meio da artemísia foi levado da China para o Japão na época de TO. Nesta época foram numerosos os livros de medicina chinesa no Japão que descreveram o tratamento pela artemísia (cerca de 74 anos antes da introdução do budismo no pais). Assim sendo, as primeiras Moxas foram aplicadas há mais de 1300 anos, mas o tratamento desenvolveu-se principalmente entre os séculos XVII e XIX. Tem-Rhyne e Kaempper, divulgadores da acupuntura fizeram referências a elas em suas obras. Foi por volta de 1900 que o Dr. Shinozuka começou a estuda-la e aplica-la em sua clientela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...